sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Dia das Bruxas / Halloween - Porquê?

O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos.

Teve origem nos antigos povos da Grã-Bretanha e Irlanda, que acreditavam que, na véspera do Dia de Todos os Santos, os espíritos voltavam para suas casas.

Aos poucos, a comemoração foi-se tornando pública e muitos rituais começaram a ser praticados, mas sempre em tom de brincadeira, como adivinhas e jogos para saber quem iria casar ou ganhar muito dinheiro naquele ano.
Com isso o costume de festejar a data foi ganhando adeptos, principalmente entre crianças e adolescentes.

Fantasiados conforme manda o figurino fantasmagórico, meninos e meninas percorrem as casas vizinhas repetindo a frase: "Treat or Trick?" (doces ou travessuras), e recebem doces em troca do sossego dos donos da casa.

Esta festa, por estar relacionada na sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankestein.As crianças também participam nesta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e batem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.


Recados e Imagens - Dia das Bruxas - Orkut

Sem comentários: