quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Dia Internacional das pessoas com deficiência


"O dia internacional das pessoas com deficiência (3 de Dezembro) é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas. Procura também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural".
Retirado da Wikipedia

E como é desde pequeno que se torce o pepino, como diz o ditado, que tal se formos nós a consciencializar as crianças que todos somos diferentes e que todos temos o direito de brincar, de termos uma vida igual às outras e não ser olhadas de lado...

Todos temos as nossas diferenças, uns usam óculos, outros são morenos, outros loiros, etc... Se existem tantas diferenças porquê às vezes olharmos de lado, ignorarmos e não integrarmos estas crianças como devem?

São crianças iguais às outras e que têm os mesmos direitos.

Que tal mostrar às crianças várias fotografias e serem elas próprias a identificar as diferenças que encontram. Ou mesmo entre elas que diferenças existem.
"Todos diferentes mas todos iguais"
(uma frase feita mas que deve ser levada em consideração)

Sem comentários: